quinta-feira, outubro 26, 2006

O Amor e o Mar-2



Contemplar o mar é contemplar uma longuíssima censura,
humedecer os olhos com palavras que o tempo não destrua
e dispor-se a suportar o peso amargo dos anos.
Ouvir o mar é ouvir uma antiquíssima linguagem.
A sua espuma é a vertigem, a vã transparência
que enlouquece de amor os amantes.
Deste-me os olhos para ver a transparência
porque o mar é também uma longuíssima carícia.
Soube-o em prolongadas tardes de silêncio e dilacerante abandono,
tardes em que o amor e a solidão não eram apenas duas palavras
mas sim uma vasta paisagem que só admitia a tua presença.

Para chegar a ti tropecei muitas vezes.
Noites inteiras contando um a um os teus cabelos,
beijando com devoção a ponta dos pés, imaginando
o teu rosto no rosto de todas as mulheres, a tua voz
em centenas de bocas e lábios inúteis.
A tua voz é a voz do mar, a voz que me chama de dentro
com o seu abismo e as profundidades
com os seus peixes e as suas ondas e as suas ilhas desertas.
É o teu corpo
o que me chama e me redime do erro.

Para chegar a ti tropecei muitas vezes.
noites inteiras a pronunciar um nome, e era o teu.
Noites inteiras a acariciar um corpo, e era o teu.
Anos e anos a arrancar com paciência as penas de uma ave
para caminhar sem rumo até uma porta
sem saber que tu eras essa porta.
O antigo silêncio que ainda me fala entre as ondas.

Eduardo Chirinos

Foto:Stanmarek

8 comentários:

Poesia Portuguesa disse...

Excelente Poema, cujo autor desconhecia!

Uma escolha e uma partilha fabulosa, conjugada pela imagem.
Adorei este momento. Grata por ele.

(... trouxe-me lembranças...)

Um abraço carinhoso ;)

Menina Marota disse...

Pois é... a minha "gémea" adiantou-se...eram minhas aquelas palavras...

Um abraço carinhoso ;)

Hindy disse...

Lindo!
Beijinhos :o)

mfc disse...

Escolhes de um modo muito feliz as imagens para os poemas que seleccionas.
Esta é um magnífico exemplo...e tu sabes como eu gosto de fotografia!

Caracolinha disse...

Olá lindinha ... beijo GRANDE para ti ... e muitos :):):):)

Para ti e para a Jacky, claro !!!!

Alien8 disse...

Um poema novo, logo a seguir a um clássico do grande Lorca.
Boa escolha, Wind!
Beijos.

Maria Carvalho disse...

Lindíssimo!! As escolhas perfeitas da Isabel. Beijinhos.

SaoAlvesC disse...

Este poema é lindo... não conhecia o autor :/
obrigada por mostrares, gostei muito :)