domingo, outubro 29, 2006

Namoro



Mandei-lhe uma carta
em papel perfumado
e com letra bonita
dizia ela tinha
um sorriso luminoso
tão triste e gaiato
como o sol de Novembro
brincando de artista
nas acácias floridas
na fímbria do mar

Sua pele macia
era suma-uma
sua pele macias
cheirando a rosas
seus seios laranja
laranja do Loge
eu mandei-lhe essa carta
e ela disse que não

Mandei-lhe um cartão
que o amigo maninho tipografou
'por ti sofre o meu coração'
num canto 'sim'
noutro canto 'não'
e ela o canto do 'não'
dobrou

Mandei-lhe um recado
pela Zefa do sete
pedindo e rogando
de joelhos no chão
pela Sra do Cabo,
pela Sta Efigénia
me desse a ventura
do seu namoro
e ela disse que não

Mandei à Vó Xica,
quimbanda de fama
a areia da marca
que o seu pé deixou
para que fizesse um feitiço
bem forte e seguro
e dele nascesse
um amor como o meu
e o feitiço falhou

Andei barbado,
sujo e descalço
como um monangamba
procuraram por mim
não viu ai não viu ai
não viu Benjamim
e perdido me deram
no morro da Samba

Para me distrair
levaram-me ao baile
do Sr. Januário,
mas ela lá estava
num canto a rir,
contando o meu caso
às moças mais lindas
do bairro operário

Tocaram a rumba
e dancei com ela
e num passo maluco
voamos na sala
qual uma estrela
riscando o céu
e a malta gritou
'Aí Benjamim'

Olhei-a nos olhos
sorriu para mim
pedi-lhe um beijo
lá lá lá lá lá
lá lá lá lá lá
E ela disse que sim

Viriato Cruz (Angola)

Imagem daqui

PS:Este post foi feito propositadamente por causa de um comentário do meu "Vizinho" Claudynius:)

PS2: Quem estiver interessado pode ver aqui autores africanos.

4 comentários:

Unknown disse...

"Vizinha"... não mereço tanto!
De qualquer das formas, obrigado.

Uma boa noite de Domingo para ti.

Anónimo disse...

Vieram profetas.
Vieram cantores.
Santos milagreiros,poetas,cantores.
Cada qual com um discurso diferente.
P'ra curar a vida da gente.
P'ra curar a vida da gente.
O que é que tem o Bernabé, que é
diferente dos outros.
poetaeusou(sergiano)

Anónimo disse...

Wind linda,
vim deixar jinho de excelente começo de semana!

;)

Excelente poema!

Maria disse...

Adoro este poema. Leio-o e oiço a música.
Beijos