sábado, dezembro 09, 2006

Poetas escolhidos-Tempo



Amanhã II

Espero sentada nas horas
Mas escondem-se nos minutos
As respostas.
E as perguntas adiadas
A que o tempo não responde
Todas juntas são o tempo
O futuro
Amanhã.

Encandescente, in "Palavras Mutantes", pág.9, Edições Polvo

Apesar

Apesar do lento olhar,
do andar lento,
fatalmente correremos,
contra o tempo.

Manuel Filipe, in "Poemas de Manuel Filipe", pág.97, Edição Manuel Filipe

Breve Encontro

Este é o amor das palavras demoradas
Moradas habitadas
Nelas mora
Em memória e demora
O nosso breve enconto com a vida.

Sophia de Mello Breyner Andresen, in "O Nome Das Coisas", pág.37, Edições Caminho

O Relógio

Pára-me um tempo por dentro
Passa-me um tempo para fora.

O tempo que foi constante
No meu contratempo estar
Passa-me agora adiante
Como se fosse parar.
Por cada relógio certo
No tempo que sou agora
Há um tempo descoberto
No tempo que se demora.

Fica-me o tempo por dentro
Passa-me o tempo para fora.

José Carlos Ary dos Santos, in "Obra Poética", pág.162, Edições Avante

Foto:Yuri B

9 comentários:

Lola disse...

Belos poemas.
Venho deixar 1 beijo e bfds
Lola

Isabel Filipe disse...

Belas escolhas.
Gostei de ler cada um dos poemas.

Bjs

isabel mendes ferreira disse...

Isabel...minha fotografa....


fico feliz por te saber/ver bem.


espero.


_____________

gostei das escolhas....


_______________
abraço.te.

JPD disse...

Saudo o teu regresso.
Desejo-te completamente restabelecida.
Bjs

Fatyly disse...

que maravilha de sequência poética! Parabéns pela escolha!
Beijocas

Maria Carvalho disse...

Sem palavras. Tudo muito belo!! Beijos.

Su disse...

amei essa foto (gentilmente ..será minha:)))

belos os poemas escolhidos...

jocas maradas de tempo

António disse...

Querida Isabel!
Quero dizer-te que hoje tive um especial prazer em receber a tua visita.
Não por ela em si mesma, nem pela honra que me dás em ler o que escrevo nem tão pouco pelos comentários elogiosos.
Mas porque regressaste!
E isso quer dizer que estás em boa recuperação.
E isso é que é importante para mim e, sobretudo, para ti!

Um grande xi-coração!

Vejo que continuas com o mesmo bom gosto na selecção dos poemas que aqui colocas.
Sabes que no sábado passado fui declamar o "Arma secreta" do Gedeão a Vermoim.
É um poema fácil de dizer e eu, como de costume, tinha ensaiado em casa.
Cheguei lá tarde porque estive a ver um jogo de futebol na TV.
Inscrevi-me.
Sentei-me ao lado do Albino (frog) que me deu um exemplar do seu último livro.
Estava completamente distraído quando a Maria Mamede me chamou.
Eu?
Sim!
E lá fui até ao púlpito para dizer o poema.
Mas estava de tal modo desconcentrado que saiu-me tudo mal!
Só me apeteceu dizer:
Peço desculpa mas vou dizer de novo!
Não o fiz mas deveria tê-lo feito!
Nem imaginas como troquei palavras, alterei entoações...
Uma barraca total e absoluta!
ah ah ah

Beijinhos

mfc disse...

Corremos sempre contra o tempo... mas vir aqui é etr-se um espaço de calma e bom gosto.