sexta-feira, dezembro 15, 2006

Poetas Escolhidos IV-Amor/Mar



Marés

Descobre
A maravilha
No recuo perpétuo das marés,
E guarda no olhar
O que as ondas querem dar

Manuel Filipe, in "Poemas de Manuel Filipe", pág.116, Edições Manuel Filipe

Ao Francisco

Porque nos outros há sempre qualquer nojo
Que me gela e me afasta
E em ti há sempre um pouco de mar largo
Que de olhos cegos atrás de ti me arrasta.

Sophia de Mello Breyner Andresen, in "Mar Novo", pág.56, Edições Caminho

Sabes

Sabes a leveza da brisa quando toca nas flores?
O sabor quente do suor num dia quente de Agosto?
O trovejar abafado da tempestade que longe
Quase foi?
Quase era?
Sabes da vontade que cresce no ventre?
Se torna arrepio e se torna corrente
Que sobe no peito que fica nas coxas?
Esperando…
Os teus dedos brisa num dia de Agosto,
O ar morno que exalas bebendo o meu gosto,
E o trovejar abafado entre as minhas
E as tuas pernas.

Encandescente, in "Palavras Mutantes", pág.56, Edições Polvo

A luva

O aceno penumbra da tua mão camurça
A lágrima em branco do teu rosto livro
A página momento que o teu gesto segura
Por detrás do vidro.

José Carlos Ary dos Santos, in "Obra Poética", pág161, Edições Avante

Foto:Michael Liss

7 comentários:

isabel mendes ferreira disse...

Pronto(S).



____________nem digo nada. para quê?


_____________a camurça das tuas escolhas limpa o meu espanto.


beijo I.

Anónimo disse...

Sabes o que gostei mais? Da polivalência das temáticas escolhidas que se podem apresentar de formas tão diferentes!!! ;)~
Um beijo grande de bom fim-de-semana*

Maria Carvalho disse...

Óptimas escolhas! Bom fim de semana. Beijos.

Fatyly disse...

já não tenho palavras!!!!

beijocas

Anónimo disse...

Estilos e poetas diferentes num mesmo mote. Muito bem escolhido e pensado esta post. Adorei em particular porque o mar para mim é algo especial ...

Um beijo

andorinha disse...

Òptimas escolhas, como já foi dito.
Bom fds e um beijinho:)

Unknown disse...

Como sempre, poemas e apontamentos lindos... A pena que me resta é que nesta fase do ano o meu dia é pequeno para o tanto que desejo fazer. Mas a vida é assim...
Como diz o povo, há mais marés que marinheiros...
E como marinheiro talvez tenha a sorte de vir a encontrar uma sereia como a minha vizinha ;).

Uma boa noite