sexta-feira, dezembro 22, 2006

Gente que passa



Gente abstracta que passa.
Nem os vejo.
Atarefados nesta época.
Ninguém olha ninguém.
Só montras, preços,
Brinquedos muitos,
Roupa, perfumes.
Também não me vêem.
Está muito frio
E na indiferença deles gelo.

Já foi tempo de Natal,
Para mim.
Juntava a família.
Ao todo, vinte.
Que alegria!
Almoço, jantar, ceia,
Troca de prendas,
Sorrisos,
Brincadeiras de crianças.

Há anos adoeci:
Cancro de mama.
Operação, tratamentos,
Cura e abandono total.
Primeiro o marido,
Depois os familiares
A dor é contagiosa?

Comecei a beber.
Deixei o emprego.
A casa um caos,
Desleixo total.
Deixei de me gostar.
Um dia, saí de casa
Para nunca mais voltar.

Juntei-me aos sem abrigo.
Como eu, bêbedos e sós,
Deitados em caixotes de papelão.
Estamos todos ligados
Pelo desamparo.

Hoje vim para estas escadas,
Aquecer-me ao sol,
Recolher moedas indiferentes
Desta gente que passa
E nem me vê...

Poema:Jacky e Wind

Foto:Marat Sirotjukov

PS: Espero que esta seja a primeira de muitas parcerias feitas a duas mãos:)

12 comentários:

Isabel Filipe disse...

Querida Wind,

Um belo poema.

Deixo-te aqui a minha mensagem de Natal, tb extensiva à Jacky:

Não há limites para o homem que possui a capacidade de sonhar. É necessário muito pouco para provocar um sorriso e basta um sorriso para que tudo se torne possível.
Descobrimos que o Ano que termina vale a pena, quando começamos a enviar e receber os cartões de Natal. Afinal, de algum modo, aprendemos que o que realmente importa são os sentimentos, é o amor... É estarmos ligados, unidos. É isto que comemoramos: O nascimento da esperança de um mundo melhor. Muita paz, alegria e amor na tua vida e de todos que te são queridos. Feliz Natal! Feliz 2007.
Beijinhos
Isabel Filipe

Avó do Miau disse...

…………♥
………..***
……….*****
………*Feliz*
……..*********
……************
…..******Natal****
….****************
…****Jacky e Wind********
..********************
……….****

agua_quente disse...

Feliz Natal e um óptimo 2007 para as duas. Beijos

peciscas disse...

Um Natal e um
Ano Novo
repletos de
PAZ
SAÚDE
ALEGRIA!

Fatyly disse...

Este vosso poema é cenário de todos os dias do ano em qualquer rua que passamos. Uns por opção, outros pelo alcool e drogas o certo é que dou de comer, tabaco se tiver, mas moedas não dou e alerto os organismos competentes para tal. Prefiro dar a cana e ensinar a pescar!

Lindo demais e poderia ser um belo postal de natal para a nossa Segurança Social e Misericórdias.

Mesmo assim...pela calada da noite já se faz muito pelos que têm fome e frio e não querem ajudas.

Beijos às duas.

Politikus disse...

Antes de tudo peço desculpa pela minha ausência no teu blog. Mas o trabalho não me permite mais...
Como o Natal é sempre que um Homem quiser. Feliz 2007. Dou-te as prendas em Fevereiro... Hehehehehe

Maria Carvalho disse...

Amargo...mas real. Pois que seja a primeira de muitas parcerias!! Beijos para vós. Daqui.

Andreia disse...

triste... e nós preocupados com os nossos proprios umbigos..

gostei do vosso blog

Andreia disse...

http://aminhabandasonora.blogspot.com/2006/06/if-that-were-me.html

mfc disse...

Tristemente verdadeiro e ao mesmo tempo redentor!
Muitos parabéns.

Alien8 disse...

Wind e Jacky,

Uma feliz parceria, um poema comovente, uma imagem muito bela. Para quê dizer mais?

Um beijo!

António disse...

Muitos parabéns!
Muitos parabéns às duas!
Gostei muito.

Beijinhos