quinta-feira, dezembro 28, 2006

Poetas Escolhidos IX – Amor/ (Ar)Dor



In Sofrimento(3)

Um sopro um grito um escopro
Um cinzel no papel
Um corpo um estupro
Mas sobretudo um sexo ou um anel
De tédio irresoluto.

José Carlos Ary dos Santos, in "Obra Poética", pág.203, Edições Avante

Recusa

Não sei,
Mal te conheço,
Nem pensei
Se te mereço.

Manuel Filipe, in "Poemas de Manuel Filipe", pág.107, Edições Manuel Filipe

Olhos – sombra

Sou olhos–espelho
Lês-me
E é a ti que vês.
A dor que há em ti faço-a minha
Sinto-a
E dou-lhe voz.
Sou a palavra que murmuras baixinho,
O segredo que escondes
E não ousas revelar.
Digo do sonho que querias nas noites,
Descrevo-o
Para que possas sonhar.
Quantas vezes disseste:
- Sou eu ali!
Quantas vezes pensaste:
- Aquilo fui eu que senti!
Sou reflexo de ti
Olhos–espelho
Escrevo do grito
Que não ousas soltar.

Encandescente, in "Palavras Mutantes", págs.34 e 35, Edições Polvo

Oásis

Penetraremos no palmar
A água será clara o leite doce
O calor será leve o linho branco e fresco
O silêncio estará nu – o canto
Da flauta será nítido no liso
Da penumbra

Lavaremos nossas mãos de desencontro e poeira.

Sophia de Mello Breyner Andresen, in "O Nome das Coisas", pág.54, Edições Caminho

"Plagiando" estes grandes poetas, juntei versos de cada um:

Um cinzel no papel
Nem pensei
E dei-lhe voz.

Lavaremos nossas mãos de desencontro e poeira.
Sou reflexo de ti
Se te mereço.

Um corpo um estupro
Da penumbra
Não sei
A dor que há em ti faço-a minha.

Foto:Elena Vasileva

2 comentários:

lena disse...

fiquei sem palavras Wind

abraço-te docemente


lena

Fatyly disse...

A força destes poemas incluindo o teu, é algo profundamente sentido.
Parabéns pela escolha e pela tua sequência.
Beijocas