quinta-feira, maio 10, 2007

Não é música



Não é música o que ouvimos.
Não é de água este brilho de prata.

Eu estou aqui sobre as pontes do rio.
Outros são os que espreitam pela bruma das margens.

Talvez me lembre:
tu vinhas devagar pelo lado das acácias.
Cingias cada árvore e as colunas, os braços de um
deus cruel, o saber dos templos.

Não é um salmo o que ouvimos.
Não é de harpas este lamento,
não é o ofício das mãos esculpindo um rosto,
não é a palavra de deus que ecoa nas escarpas.

Algures te ocultas e não deixas sinais.
Quem és tu
cujo perfil se desvanece, cuja doçura se perde nos
confins da tarde?

Eu estou aqui onde se unem as margens, onde escurecem
as sendas e as sombras,
onde correm as nuvens, as pedras, as águas.

Outros são os que te aguardam pelo lado das acácias.

José Agostinho Baptista

Foto:Ivan Isaev

7 comentários:

António disse...

Querida Isabel!
Fiz um "zapping" pelos teus posts mais recentes e li material poético muito bom.
Um excelente texto de um autor que, penso, é brasileiro e um vídeo com uma conhecida e bonita canção do Elton John deram uma nota de variedade.

Obrigado pelo teu comentário a "Herança".
Deixei lá uma resposta.

Beijinhos

Paula Raposo disse...

SEM PALAVRAS....Para o meu Poeta de eleição. Ao qual dediquei um post há dias! SUBLIME. Obrigada por o poder ler aqui também...beijos, Isabel.

Paula Raposo disse...

Ó António...desculpa lá! O José Agostinho Baptista não é brasileiro. É português. Mas, pelos vistos, pouco conhecido...e tu Isabel desculpa dialogar através dos comentários, mas teve que ser!!!

wind disse...

Paula o António referiu-se ao post debaixo:)

JPD disse...

Muito belo!
Bjs

andorinha disse...

Não conhecia este autor, mas adorei o poema. Lindíssimo.
E gostei da foto, também. Como sempre, uma bela conjugação:)
Beijos.

Special K disse...

Lindo!