sexta-feira, novembro 10, 2006

Poema anti-chuva



Detesto a chuva
Detesto poemas sobre a chuva,
Detesto a purificação da alma
Que leio nos poemas sobre a chuva.
A mim...
A chuva molha-me,
Cola-me a roupa ao corpo,
Provoca-me constipações.
Nunca me purificou a alma!
Mas já, enlameada,
Me conspurcou o corpo.
Detesto os lugares comuns escritos sobre a chuva...
Em dias de chuva refugio-me nos lugares comuns:
Debaixo das varandas, entradas de prédios e cafés
Evitando assim ser baptizada, limpa e purificada
Pela água suja e fria que cai dos céus.

Encandescente, in "Palavras Mutantes", pág. 32, edições Polvo

Foto:Maury Perseval

10 comentários:

MariaTuché disse...

Sem palavras!!

Amei.

Um beijo e bom fim de semana, sem chuva de preferência.

Aliás está ai o Verão de São Martinho hehe

ponto azul disse...

O livro parece interessante...Bjs e bom fim de semana :-)

Maria Carvalho disse...

Nem mais!! Um excelente livro!! Beijos, bom fim de semana e obrigada pelas palavras nas minhas romãs.

Maria_Oliveira disse...

Sempre atenta, "menina" Wind.
Beijinhos

Alien8 disse...

Apesar de gostar de poemas sobre a chuva... estou a lembrar-me de alguns que até já passaram pelo meu blog... gostei muito deste, que por acaso, é... sobre a chuva!? :)
Parabéns à Encandescente pelo poema e à Wind pela imagem.
Beijos.

mfc disse...

Uma chuva de Verão é soberba!
Refresca-nos e faz-nos cheirar a terra!

Pamina disse...

Olá,
Gostei deste poema "desromantizante" sobre a chuva, como, aliás, da maioria dos poemas da Encandescente.
Desejo-te um bom fds. Um beijinho.

Fatyly disse...

Parabéns pela escolha!

Su disse...

amei a foto e o poema
jocas maradas

#_Adjuto disse...

Sou egoísta e preguiçoso , sou chato e impaciente, sempre leio fóruns, blogs e aprendo csas novas, absorvo soluções ...mas nunca deixo um comentário, como disse Sou egoísta e preguiçoso . Mas não sei pq, esse poema me fez querer escrever isso. Pois bem, meu insite de cara bom e não preguiçoso acabou dnovo. Pelo menos uma vez na vida escrevi algo , agora posso morrer preguiçoso e egoísta novamente.

A propósito gostei do poema.

Felipe Adjuto