domingo, fevereiro 20, 2005

A amizade



"A amizade é a única relação afectiva incompatível com a ambivalência. Já vimos que, no enamoramento, podemos odiar a pessoa amada.
Podemos ser ambivalentes em relação aos nossos pais ou aos nossos filhos. Não podemos, ao contrário ser ambivalentes em relação aos nossos amigos.
Se no-lo tornarmos, a amizade sofre e, se a ambivalência continua, desaparece.
É este, provavelmente, o motivo pelo qual os amigos preferem ver-se de quando em quando, quando têm vontade, em lugar de viverem juntos. Uma convivência contínua cria, inevitavelmente, motivos de dissabor, de ressentimento, pequenas coisas que, no entanto, somando-se, se podem tornar grandes. A convivência tende a consolidar as relações afectivas, mas ao mesmo tempo, divide. Os enamorados escolhem esta estrada e este risco porque tendem à fusão.
A amizade, pelo contrário, prefere renunciar à fusão a favor do encontro. O encontro é sempre positivo. A amizade é uma filigrana de encontros, não é ambivalente."

Francesco Alberoni, in cap. XIII

PS: Hoje em conversa através do msn com uma amiga lembrei-me deste livro que me ofereceram em 1989. Reflecti muito, vi erros que cometi e continuarei a cometer outros diferentes, mas espero que também reflictam. Parece que há sempre algo que vem no momento certo:-)
PS2: Para este post também tive de escolher duas fotos;)

Beijos:)***

wind

Sem comentários: