sexta-feira, agosto 11, 2006

Fome de traça



Passeio-me nos livros como verme que sou
sei devorar os clássicos por ordem
Já comi Jane Austen, Agustina Bessa-Luís,
Anais Nim, Margarida Rebelo Pinto.

Até já comi as irmãs Brönte
no Alentejo, em cima de um monte
num dia de vendavais
bah! Bacanais...

Já comi a Bíblia, em papel "couché"
já comi o "Drácula" em papel bíblia
já comi os volumes todos do "Tempo perdido"
já comi "O homem sem qualidades".

Tenho boa boca. Como de tudo.

Já comi os sonetos de Shakespeare
a lírica camoniana
e até duas camónes
que eram de Louisiana

Como de tudo.

"Gargântua e Pantagruel". Já comi.
Alfredo Saramago. Já provei.
José Saramago: comi e vomitei.
Caiu-me na fraqueza.

Não se deve comer Saramago em jejum.
Já comi "Os miseráveis" com pasta de atum.
Passeio-me nos livros como verme que sou.
Sei devorar os clássicos por ordem.

Como de tudo. Tenho boa boca.

Já comi o "Tubarão" sem ver o filme.
Comi o "Ben-Hur", o "Quo Vadis" e "A Túnica".
Comi os 12 Césares duma vez
e pus Suetónio a suar na sauna do Holmes Place.

Tenho apetite pela Literatura.
Um dia destes vou comer as gajas todas à traição
quando estiverem a dormir no "Kamasutra".

Luís Graça

Imagem daqui

2 comentários:

Su disse...

ehehe gostei de ler
jocas maradas

Alien8 disse...

Gostei. Da imagem :)
Um beijo.